• Alexandra Senna

Dicas da nutri para começar bem o dia

Atualizado: 24 de Abr de 2018

Começar bem o dia depende da qualidade do seu café da manhã. Saiba o porquê e aprenda a fazer as melhores escolhas nessa importante refeição do seu dia.


Apesar de sabermos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, muitas pessoas não dão a ela a atenção merecida. Na pressa do dia-a-dia, acabamos saindo de casa sem comer nada pela manhã,o que pode ser uma cilada perigosa para a saúde do corpo.

Quando acordamos, nosso organismo está há várias horas em jejum e precisa de energia para desempenhar bem suas funções vitais. Uma alimentação saudável neste horário fornece os nutrientes necessários para começar o dia com mais disposição.

Alimentar-se corretamente pela manhã não é só uma forma de obter energia, mas de beneficiar o organismo como um todo.

Os benefícios de um café da manhã saudável

  • Ingestão de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde

  • Fornecimento de energia

  • Melhora nos níveis de concentração e memória

  • Mais força e resistência para a prática de atividade física

  • Redução dos níveis de estresse e melhoramento do humor

  • Ajuda na perda e controle do peso, já que um café-da-manhã saudável sacia e reduz a fome, prevenindo o exagero na próxima refeição

Poucos minutos são suficientes para preparar algo prático e saudável.

Realmente vale a pena investir um pouco de tempo em um café da manhã saudável. Tente levantar um pouco mais cedo e dê a esta refeição a atenção que ela merece. Siga as sugestões e aproveite os benefícios que a refeição mais importante do dia oferece.

1. Iogurte grego com granola, fruta e pasta de amendoim


Opção é muito prática e nutritiva. O iogurte grego é rico em proteínas, a granola e a fruta fornecem carboidratos, e a pasta de amendoim é uma ótima fonte de gordura saudável.Dicas para tornar a refeição mais leve:

  • Escolha uma versão do iogurte grego com 0% de gordura

  • Opte pela granola integral e sem adição de açúcar

  • Escolha uma pasta de amendoim integral, que tenha somente amendoim torrado como ingrediente, sem adição de açúcar e conservantes

2. Tapioca com recheio leve


Ótima alternativa para um café da manhã cheio de energia, por isso é uma boa escolha para quem pratica atividade física pela manhã. Uma sugestão de recheio é combinar fontes de proteína magra como queijo cottage ou frango desfiado com creme de ricota

Se quiser uma versão doce, a combinação de pasta de amendoim e geleia de fruta (sem adição de açúcar) também fica uma delícia.


3. Ovos mexidos com bolacha de arroz integral


Os ovos são considerados a melhor fonte de proteína que existe, e podem se tornar uma refeição extremamente nutritiva. Eles oferecem uma combinação ideal de proteína e gordura, que dá uma sensação de saciedade e ajuda a reduzir a fome até a próxima refeição. Aos ovos mexidos, adicione ingredientes saudáveis como queijo cottage ou queijo minas padrão, tomate, salsinha e cebolinha, para um prato mais completo e saboroso.

Como acompanhamento, ao invés de torradas e pães, que tal experimentar bolachas de arroz ? Elas são fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico e não contêm glúten.

4. Shake de morango e banana


Esta opção é incrivelmente fácil e usa somente três ingredientes, que devem ser batidos no liquidificador até atingir a consistência desejada. A chave desta vitamina são as bananas congeladas. Escolha bananas bem maduras, que estejam a ponto de estragar. Descasque, corte em rodelas e congele, mantendo-as prontas para uso no freezer.

Pela manhã, bata somente as bananas no liquidificador até adquirirem uma textura similar ao sorvete. Depois, inclua morangos picados (ou outra fruta de sua preferência) e vá adicionando leite até conseguir a consistência de um

milkshake.


Fonte :melhorcomsaude.com.br

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