• Alexandra Senna

A Importância da Alimentação na Atividade Física

É muito comum as pessoas associarem uma boa forma física somente ao exercício físico. Mas a verdade é que uma boa forma física e a saúde estão associadas não só com o exercício físico, mas também com bons hábitos alimentares.

Qualidade de vida: Atividade Física Aliada à Alimentação

Com um plano alimentar adequado as suas necessidades, nós fornecemos para nosso corpo a energia necessária para realizar nossas tarefas diárias, além de suprir as necessidades energéticas do exercício físico. O que nos deixa mais perto do nosso objetivo, seja ele estético (emagrecimento ou hipertrofia), saúde (na prevenção e no controle de doenças como no caso da diabetes e hipertensão) ou para manter uma boa qualidade de vida.


Por isso é imprescindível ter uma alimentação adequada e equilibrada associada com o exercício físico, pois não se trata de mera estética, mas sim, de saúde e qualidade de vida.


Alimentação Saudável e exercício físico para qualidade de vida

A seleção adequada do que comemos, irá influenciar diretamente na nossa qualidade de vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma boa qualidade de vida devemos ser fisicamente ativos. Mas pouco adianta realizar exercícios durante uma hora por dia e passar grande parte da sua rotina diária de modo sedentário. Ou seja, suba escadas ao invés de pegar o elevador, vá à padaria a pé ao invés de ir de carro.

Torne o seu dia mais ativo!


Em contra partida temos a alimentação. É de praxe as pessoas se preocuparem com o que vão ingerir antes e depois do treino e se “esquecem” das outras refeições.

Para ter uma boa qualidade de vida, a gente precisa manter o equilíbrio entre as fontes de energia em todas as refeições e em todos os dias da semana.

Obviamente, que é díficil, manter-se totalmente regrado sempre, porém é importante ressaltar que somos o resultado de nossos hábitos. Logo, se temos hábitos saudáveis, seremos pessoas saudáveis.


Cuidados Que Devem Ser Tomados Para Uma Alimentação Equilibrada

A seleção adequada do que comemos, irá influenciar diretamente na nossa qualidade de vida.

Lembrando que assim como o treino, o plano alimentar, para uma melhor eficiência deve ser individualizado. Assim, os resultados são mais eficazes e em um tempo mais curto. Somos todos diferentes, com necessidades diferentes e devemos respeitar o nosso corpo e seus limites.


Devemos ter um bom senso na hora de escolher os alimentos que vamos ingerir. O equilíbrio é fundamental. Isso quer dizer, quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Quando ingerimos em excesso, estocamos essas substâncias que geralmente assumem a forma de gordura, o que pode ser prejudicial para nossa saúde, em casos extremos, podendo gerar quadros patológicos

Por outro lado, a deficiência pela falta de ingestão dessas substâncias pode gerar, por exemplo, e depleção de proteínas, que é extremamente prejudicial para a estrutura do nosso corpo.


Outro fator é o consumo excessivo de alimentos industrializados. Com a evolução industrial e tecnológica, fica cada vez mais fácil consumirmos produtos quimicamente feitos para nos satisfazer. Acontece que quanto mais ingerimos esses conservantes e corantes e essa alta quantidade de gorduras ruins, mais estaremos prejudicando nossa saúde e qualidade de vida.

Logo, a seleção adequada do que comemos, irá influenciar diretamente na nossa qualidade de vida.


O único profissional apto para descrever com propriedade o que devemos ou não comer e as quantidades adequadas é o nutricionista.


Esta na dúvida se está ingerindo alimentos saudáveis ou não?

Repare no quanto você descasca os alimentos e no quanto você desembala alimentos prontos. Quanto mais a gente consome alimentos já prontos, que possuem uma quantidade muito grande de conservantes, mais prejudicamos a nossa saúde.

Tenha hábitos alimentares saudáveis, e não deixei de praticar exercícios físicos para a manutenção e ganho de massa magra e melhorar a capacidade cardiopulmonar. Lembre-se: precisamos manter o equilíbrio entre uma boa alimentação e atividade física.

fonte:blogeducacaofisica.com.br

#alimentaçãosaudável #nutriçãoesportiva #equilíbrionutricional

134 visualizações