Buscar

O que tem para o jantar?

Atualizado: Set 15

Uma boa noite de sono pode estar ligada à qualidade do jantar, por isso a última refeição do dia precisa ser leve, saudável e nutritiva.




Planejar e organizar a rotina da nossa alimentação pode ser uma tarefa bem agradável, e até simples e fácil.


Sem complicações


Descubra como preparar um jantar saudável, de acordo com os seus gostos e necessidades.

É importante estarmos atentos aos alimentos consumidos antes de dormir, para nutrir bem o organismo durante o sono e impedir a "fome" durante a madrugada, que nos faz "assaltar a geladeira".


Jantar saudável = sono tranquilo


As calorias para um jantar saudável podem variar para cada pessoa. Isso é importante não só para o controle do peso, mas para manter o corpo equilibrado e bem nutrido nas horas de descanso da madrugada. Porém, o nosso corpo, por estar desacelerando o metabolismo, prefere alimentos mais leves nesse período.

Ah, a noite!


A noite é a parte do dia que temos que tomar mais cuidado com o que vamos comer, o ideal é que a última refeição seja entre 2 a 3 horas antes de dormir.


A última refeição deve ser entre 2 a 3 horas antes de dormir, pois esse é o tempo que o nosso corpo pecisa para fazer a digestão dos nutrientes. Além da disso, é a parte do dia reservada ao descanso, onde temos pouco gasto calórico, portanto as refeições devem ser leves, porém nutritivas.


Quais são os alimentos ideais para a noite?


Aqui vão algumas dicas.


Peixes: Alguns tipos de peixe, como salmão, atum e bacalhau, são ricos em vitamina B6, substância necessária para a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono.


Aveia: rica em cálcio, magnésio, fósforo e potássio, minerais que ajudam a estimular o sono.


Cereais: Farinha de trigo integral, arroz integral, farinha de milho e outros cereais também são ricos em vitamina B6, assim, ajudam na qualidade do sono. Sendo também ricos em carboidratos complexos aumentam a disponibilidade de triptofano na corrente sanguínea, regulando o sono.


Banana: Assim como os peixes, além da já citada vitamina B6, essa fruta também é rica em magnésio e potássio, nutrientes que levam ao relaxamento dos músculos.


Iogurte: algumas pesquisas apontam que pessoas que possuem deficiência de cálcio, têm tendência a sofrer com a insônia. Os laticínios como o iogurte e o leite, ricos em cálcio, podem ajudar a resolver esse problema.


Uma boa noite a todos! Bons sonhos!

41 visualizações0 comentário